Carneiro critica o que chama de “PEC do Calote”

Vereador Fernando Carneiro

Não e verdade que os 90 bilhões de reais resultantes da aprovação da PEC dos Precatórios, em análise na Câmara Federal, serão aplicados no Auxílio Brasil, proposto pelo governo federal para substituir o Bolsa Família. A afirmação foi feita pelo vereador Fernando Carneiro (PSOL) na sessão desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Belém.

Segundo Carneiro, a proposição de mudança à Constituição deve ser chamada de “PEC do Calote”, porque se propõe, na realidade, a deixar de pagar as dívidas do governo com diversas entidades e servidores públicos.

Para o vereador, o governo federal está condicionando o Auxílio Brasil à aprovação da PEC dos Precatórios de forma proposital e enganosa. “Já existem estudos provando que a suplementação do Auxílio Brasil seria possível sem precisar dar o calote que o governo quer dar”, explicou.

“Um bilhão e 200 milhões de reais foram gastos pelo governo, anteontem, na concessão de emendas para comprar votos de deputados federais” acusou Carneiro, adiantando ainda que não dará nem um minuto de trégua ao atual governo federal “corrupto”. “Não foi somente o caso da mulher dele (Jair Bolsonaro) que recebeu 89 mil reais do Fabrício Queiroz. Ele também determinou sigilo de 100 anos no processo contra o ministro Pazzuelo, 100 anos de sigilo no cartão de vacinação dele e burlou as regras do Exército Brasileiro ao se chamar de capitão da Reserva para poder matricular a filha num colégio militar. Se isto não é corrupção não sei mais o que poderia ser”.

O vereador psolista afirmou que informações de deputados do MDB dão conta de que estão sendo prometidos 15 milhões de reais a cada deputado cujo voto seja favorável à PEC dos Precatórios e que o intermediário da proposta seria o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira.

A última má notícia para os brasileiros, conforme Carneiro, foi a concessão do prêmio Fóssil do Ano, dado por ambientalistas da COP-26, ao Governo Jair Bolsonaro, em decorrência do tratamento dado pelo presidente da República aos indígenas durante a Pandemia.