Visões de Belém ao Longo do Tempo

0

Aos nossos olhos desenrola-se um painel esplêndido e fantástico; ao longe vemos suspenso pelo firmamento um candelabro de centenares de luzes trêmulas, à semelhança de estrelas agrupadas em um ponto do espaço! É a cidade de Belém que nos aparece naquelas luzes.

Joaquim de Almeida Leite Moraes, advogado e político paulista 

Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões”, obra-prima da literatura brasileira: “Belém foi a maior surpresa de toda a viagem!”

Euclides da Cunha, autor de “Os Sertões”, obra-prima da literatura brasileira: “Belém foi a maior surpresa de toda a viagem!”
Nunca São Paulo e o Rio terão as suas avenidas monumentais, largas de 40 metros e sombreadas de filas sucessivas de árvores enormes. Não se imagina no resto do Brasil o que é a cidade de Belém, com os seus edifícios desmesurados, as suas praças incomparáveis e com a sua gente de hábitos europeus, cavalheira e generosa. Foi a maior surpresa de toda a viagem.

Euclides da Cunha, autor de Os Sertões

Não esqueci as vozes da infância. Não sei inglês, nem francês, nem alemão, nem sânscrito, grego e latim, como o Patroni. Só conheço duas línguas: o português de Portugal e o paraense.

Haroldo Maranhão, escritor

Eu amo vocês todos. Não se esqueçam de mim. Só peço que me deem um pouquinho do amor que eu tenho por vocês, gente do meu Pará.

Lindanor Celina, escritora

Pode-se afirmar que, em termos insulares, Belém é uma das mais favorecidas cidades do Brasil, rivalizando mesmo com as mais favorecidas neste particular.

Eidorfe Moreira, geógrafo

A nossa Campos Sales é sui generis. Ontem o cronista supusera a hipótese de uma desgraça (que Deus nos livre), uma hecatombe qualquer que destruísse Belém mas, por obra e graça do divino, restasse a Campos Sales, inteirinha como é. Ainda assim, Belém continuaria, pois essa artéria é rua que poderia ser cidade!…

Augusto Meira Filho, jornalista e historiador

Ele foi o pioneiro que levantou edifícios com mais de três andares em Belém, edificou prédios como nenhum outro do seu tempo e personificou, a partir dos anos da Segunda Guerra Mundial, um estado de espírito que buscava a metropolização de uma cidade que ficara abandonada no tempo depois que a hevea brasiliensis trocou de lar.

Jornalista Lúcio Flávio Pinto sobre o engenheiro Judah Levy

A árvore que eu plantei foi a Escola de Arquitetura, que está dando frutos magníficos.

Camilo Porto de Oliveira, o Arquiteto do Século XX no Pará

Nós temos um sabor novo, e o mundo gastronômico vive de sabores novos. Está faltando a gente pegar isso e valorizar.

Chef Paulo Martins

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade