Transporte público gratuito foi a proposta apresentada para debate por Fernando Carneiro (PSOL) na sessão desta segunda-feira (21) na Câmara Municipal de Belém. Carneiro disse que em várias cidades brasileiras a tarifa zero já é uma realidade e que a viabilização dessa proposta deve ser analisada nacionalmente.
Quantos aos recursos para execução da proposta, conforme os estudos citados pelo vereador, ficariam em torno de 70 bilhões de reais, cuja fonte poderia ser o pagamento da dívida pública interna, que consome cerca de três bilhões de reais diariamente dos brasileiros. “Deixando de pagar essa dívida diária por 20 dias nós teríamos os recursos para manter o transporte público com tarifa zero por um ano no Brasil todo”, defendeu. Ele apresentou requerimento de realização de sessão especial para discussão da tarifa zero na CMB.
Pablo Farah (PL) apoiou a proposta do colega e lembrou que na capital do vizinho Maranhão, São Luís, a tarifa zero já vem sendo executada, em horários restritos, em caráter experimental: “Precisamos trazer essa discussão para a Câmara de Vereadores de Belém. Essa proposta envolve valores altos sim, mas temos de começar a discutir principalmente numa cidade como Belém, que tem um sistema de transporte público caótico, onde só ganham os donos das empresas de ônibus há mais de 30 anos”, afirmou.
Farah propôs o debate com representantes de todos os setores envolvidos na questão do transporte, privados e públicos, para desvendar os mistérios que cercam esse tema em Belém, incluindo a destinação de lucros das empresas que não são aplicados na melhoria do serviço.