Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito tomam posse em sessão solene

Vereadores eleitos durante o juramento.

Na tarde do primeiro dia do ano de 2021, em uma Sessão Solene e com transmissão ao vivo pelo Portal do Poder Legislativo, os 35 vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos nas últimas eleições de 2020 tomaram posse dos cargos no Plenário Lameira Bittencourt da Câmara Municipal de Belém.  Na ocasião, a nova mesa diretora que vai comandar a CMB no biênio 2021/2022 também foi eleita. A cerimônia contou com a participação de novos secretários do município e do ex-prefeito da capital paraense, Zenaldo Coutinho.

A sessão iniciou com a posse dos 35 vereadores eleitos para representarem a população de Belém nos próximos quatro anos. De forma nominal, eles foram chamados para entregar os documentos de declaração de bens e apresentar o diploma recebido pelo Tribunal Regional Eleitoral. O juramento e a assinatura do Termo de Posse foram feitos em seguida. A vereadora eleita Vivi Reis (PSOL), que é a suplente de Edmilson Rodrigues, renunciou ao cargo durante a cerimônia e vai assumir a vaga de Deputada Federal, em Brasília. Quem assume a vaga de Vivi Reis é Enfermeira Nazaré Lima (PSOL).

Em um discurso emocionado, John Wayne (MBD) foi o primeiro parlamentar a subir à tribuna e agradeceu ao povo de Belém pelos mais de 9 mil votos que o trouxeram de volta à CMB. Dinelly (PSC) enfatizou que a população foi sábia e votou para que 17 competentes vereadores pudessem continuar trabalhando por Belém. Miguel Rodrigues (Podemos), que já foi vereador por dois mandatos, afirmou que ao sair da CMB deixou mais de 17 leis sancionadas e que agora pretende trabalhar ainda mais. Livia Duarte (PSOL) destacou que Belém precisa de ajuda para melhorar e que vai se unir a prefeitura para isso. Beatriz Caminha (PSOL) disse que espera que em 2021 se inicie um ciclo de muito apoio para os jovens e para os mais necessitados.

O novo presidente da CMB no biênio 2021/2022 é Zeca Pirão.

Dos parlamentares eleitos, 17 retornaram à CMB para o mandato 2021/2024 e 18 são novatos, o que representa uma renovação de 51.5% no poder legislativo da capital. A maioria ocupa o cargo pela primeira vez. Josias Higino (Patriota) e Miguel Rodrigues (Podemos) estão entre os parlamentares novos eleitos que já ocuparam o cargo em outras legislaturas. Entre os veteranos estão Amaury da APPD (PT) com cinco mandatos e Zeca Pirão (MDB) com quatro mandatos. Mauro Freitas (PSDB), Gleisson Silva (PSB), Dinelly (PSC) e Fernando Carneiro (PSOL) estão no terceiro mandato.

Com votação unânime, a nova mesa diretora que vai comandar a CMB no biênio 2021/2022 será presidida por Zeca Pirão (MDB). Bieco (PL) é o 1º Vice-Presidente. Augusto Santos (Republicanos) é o 2º Vice-Presidente. A 1º Secretaria é de Lívia Duarte (PSOL), a 2º Secretaria ficou com Amaury da APPD (PT). O 3º secretário é Gleisson Silva (PSB) e o 4º Secretário é Renan Normando (Podemos). Zeca Pirão, que já foi presidente da casa, afirmou que Belém terá um gestor da Câmara imparcial, que não tem preconceito e que sempre vai estar de portas abertas para receber a população. “Em conjunto com o Prefeito, as Secretarias e o Governo do Estado vamos resolver os problemas que estamos enfrentando”.

Durante a cerimônia, o novo Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (PSOL) recebeu a faixa de Zenaldo Coutinho (PSDB) que foi o gestor de Belém por dois mandatos consecutivos . O ex-deputado Federal vai ocupar o cargo de gestor municipal pela terceira vez. Edmilson já comandou a cidade entre os anos de 1997 e 2004. Em seu primeiro discurso como prefeito da cidade, ele destacou o projeto “Bora Belém” que prevê renda mínima para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo Edmilson, na próxima semana a proposta será encaminhada ao legislativo para que seja apreciada com urgência pelos vereadores. O prefeito também falou sobre as primeiras ações contra a pandemia. “Em conjunto, a Prefeitura e Governo estão se planejando para iniciar a imunização no final de Janeiro. Vamos aguardar informações do Governo Federal. Cada unidade de saúde vai atuar na logistica para aplicar a vacina.”

O novo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, recebeu a faixa de Zenaldo Coutinho.

Acompanhe os nomes do vereadores eleitos para a legislatura 2021/2024

1. Zeca Pirão (MDB) foi eleito com 10.851 votos