Vereadores participam de Sessão Itinerante em Icoaraci

E nesta terça-feira (3) os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Belém estiveram presentes em Icoaraci na Sessão Itinerante. O novo modelo de Sessão foi adotado na gestão do atual presidente, vereador Zeca Pirão (MDB). Os parlamentares se pronunciaram e abordaram diversos assuntos, como: transporte, educação, saneamento, infraestrutura e turismo local. A criação da Escola Cívico-Militar foi o assunto que mais repercutiu entre os parlamentares e os moradores do distrito.

As Sessões Itinerantes criam uma agenda mínima com demandas que serão enviadas ao Executivo Municipal. Foi anunciado na Sessão que a maioria dos vereadores presentes apoiam- e assinaram – um requerimento que pede ao Executivo Municipal a criação da primeira Escola Cívico-Militar no distrito de Icoaraci, o Projeto de Lei aprovado na gestão do ex-prefeito Zenaldo Coutinho e que poderá ser extinto na atual gestão.

Escola Cívico-Militar

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. O modelo a ser implementado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares.

Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.