Com 26 votos a favor, a vereadora enfermeira Nazaré Lima (PSOL) foi eleita 1ª Secretária da Mesa Diretora, após votação na manhã desta quarta-feira, 10, na Câmara Municipal de Belém. Ela substitui a vereadora Livia Duarte (PSOL), que deixou o cargo. Em seu pronunciamento depois de eleita, Nazaré Lima destacou a felicidade em assumir a vaga e agradeceu a todos que apoiaram sua candidatura.
Durante a sessão, Governo do Estado e Prefeitura de Belém receberam elogios pela união em favor da população. O vereador Igor Andrade (Solidariedade) explanou em sua fala sobre a situação dos constantes alagamentos em Belém devido ao período chuvoso. “A união dos poderes executivo, estadual e municipal vem transformando esse cenário. A chuva vem, o alagamento aparece, porém com o grande avanço das obras do Tucunduba a água escoa muito mais rápido”, comentou o vereador. “Deixo aqui meu registro de parabéns aos poderes pelo compromisso e responsabilidade com a população da capital e distritos”, completou.
Já o vereador Miguel Rodrigues (Podemos), criticou as gestões anteriores pela demora para a execução de ações de saneamento e infraestrutura na capital paraense. “254 milhões de dólares para os trabalhos de macrodrenagem foram investidos por governos anteriores e quase nada foi feito”, disse Rodrigues. Com indicação, o vereador comentou ainda que as empresas contratadas destruíram o que era para ser construído. O parlamentar cita o canal São Joaquim e pede que a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) faça uma limpeza em torno do canal e da feira do Barreiro, onde o lixo toma conta do lugar. “Que a CMB esteja atenta e seja feita uma maior fiscalização”. Durante a Sessão foi feito um minuto de silêncio em homenagem a todas as vítimas da Covid-19.
Regimento – O projeto de resolução de autoria do presidente da Casa, vereador Zeca Pirão (MDB), que altera Regimento e permite que um vereador faça parte de até quatro comissões técnicas, ficou para a próxima sessão que ocorrerá somente no dia 23 de fevereiro, no retorno dos trabalhos na Câmara após serviços de desinfecção.