Vereador promete cruzada contra exploração de crianças nas ruas

Vereador Fábio Souza

A situação de crianças utilizadas por adultos para pedir esmolas foi abordada pelo vereador Fábio Souza (PSB) na sessão desta segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Belém. Ele pediu a formação de uma comissão de vereadores para encaminhar providências junto ao Ministério Público e a órgãos vinculados à criança e ao adolescente. “Eu e o vereador Juá Belém (Republicanos) vamos nos empenhar numa cruzada a partir de hoje para pelo menos amenizar esse problema”, prometeu.

Souza destacou que as crianças exploradas na mendicância estão expostas, vulneráveis, fora da escola e sem o devido atendimento de órgãos municipais e estaduais encarregados da proteção a essa população.

Em aparte, Emerson Sampaio (PP) pediu a inclusão da situação dos venezuelanos no encaminhamento anunciado pelo colega.  “Eles estão sob a tutela da Prefeitura de Belém, inclusive com galpão alugado para moradia. Tenho denúncias de que venezuelanos estariam vendendo alimentos mandados para o abrigo do Tapanã”, afirmou. Sampaio também disse que tem visto grupos de venezuelanos embriagados em bares e mendigando em companhia de crianças em vários lugares. Um desses pontos seria a frente da Escola Paulista, na avenida Augusto Montenegro.