O vereador Matheus Cavalcante (Cidadania) aplaudiu a disposição anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Zeca Pirão (MDB), de instaurar uma CPI para investigar o sistema de transporte público em Belém. Segundo Cavalcante, entre as 27 capitais brasileiras Belém é a cidade que tem a pior mobilidade urbana, com ônibus velhos, circulando superlotados, quentes, sujos e em péssimas condições mecânicas.
Cavalcante também criticou as redes de ensino e de saúde municipais. Disse que em escolas e creches o fornecimento da merenda escolar foi paralisado e que o sistema de saúde está parando aos poucos, como o da Unidade Básica do Bengui, por falta de condições de funcionamento: “A situação da saúde em Belém só não está pior por causa da parceria que tem com o governo estadual”, destacou.
Allan Pombo (PDT), líder do governo, rebateu as críticas ao atual prefeito fazendo uma breve explanação das condições em que Edmilson Rodrigues (PSOL) recebeu a Prefeitura das mãos do antecessor, Zenaldo Coutinho (PSDB). “Zenaldo disse no fim da gestão que deixava 900 milhões de reais em caixa. É mentira dele!”, afirmou. As falhas no fornecimento da merenda escolar já foram sanadas e o setor de Saúde está muito bem servido pelo atual secretário, Mauricio Bezerra, segundo ele. Concluiu dizendo que o antigo secretário, Sérgio Amorim Figueiredo, “Só não saiu da Sesma preso porque pediu exoneração antes”.