Na manhã desta segunda-feira (28), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei que reconhece como patrimônio cultural de natureza material e imaterial do município de Belém, a Rádio Clube do Pará.
A Rádio Clube do Pará surgiu cinco anos depois da abertura da primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923. A data da transmissão inaugural da Rádio Clube foi 22 de abril de 1928. À frente deste grande empreendimento, estavam os pioneiros Roberto Camelier, Eriberto Pio e Edgar Proença. O esporte foi prioridade para a Clube desde o início, por causa da paixão de Edgar Proença pelo futebol. A Clube foi a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de futebol, em 1935, jogo narrado pelo próprio Edgar Proença.
A Rádio foi também a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de Copa do Mundo, a final de 1950, no Rio de Janeiro, contra o Uruguai. A narração ficou a cargo de Edyr Proença, filho de Edgar Proença. Hoje, com 93 anos de atividades, a Rádio Clube do Pará é uma emissora moderna, alinhada com o novo perfil das rádios, voltada para o jornalismo, o esporte, a prestação de serviço e o entretenimento.
O autor do Projeto de Lei, vereador Mauro Freitas (PSDB), fala sobre a decisão “Hoje é um momento ímpar. Nós precisamos entender que não se pode pensar no futuro sem olhar pro passado. A Rádio Clube do Pará, uma das rádios mais antigas do Estado, criada pelo saudoso Edgar Proença, é uma escola para todos os comunicadores do Estado do Pará e do Brasil. O que a Câmara faz hoje não é um reconhecimento, é uma obrigação”, pontuou o parlamentar.
O Projeto segue para sanção do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.