Na manhã desta desta segunda-feira (7), foi aprovado o Projeto de Lei nº1039/21, de autoria do vereador Gleisson (PSB), que dispõe sobre a criação do Outubro Pet e Novembro Pet, no município de Belém.

Segundo o autor do projeto “A ação durante os meses de outubro e novembro devem conscientizar a população sobre a importância da prevenção e tratamento de câncer de mama em cadelas e gatas, bem como, o câncer de próstata em gatos e cachorros”. Ainda de acordo com o parlamentar, o Executivo poderá desenvolver atividades, como: promoção de campanhas, palestras, eventos, atividades educativas e orientações sobre o exame de toque e apalpação.

O projeto de lei nº1039/21 segue para sanção do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Câncer entre pets

Segundo o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), o câncer de próstata atinge, com mais frequência, cachorros e é mais comum em animais entre seis e sete anos de idade. Ainda de acordo com os dados da entidade, ele acomete aproximadamente 4% dos cães com mais de sete anos e, se o pet não for castrado, esse número salta para 80%. Apesar disso, gatos também podem ser vítimas da doença que pode ser diagnosticada precocemente.

O câncer de mama em cadelas e gatas é uma doença chamada de neoplasia, na qual ocorre o crescimento irregular das células do tecido, e ela faz com que surjam tumores nas mamas dos animais, principalmente, aqueles que não foram castrados.

Os tumores podem ter diferentes tamanhos e serem firmes ou duros. Em alguns casos, é encontrado apenas um nódulo, já em outros, eles podem ser múltiplos.

Para se ter uma ideia, a indecência de câncer de mama em cadelas e gatas varia entre 25% e 50% de todos os tumores diagnosticados. E quanto mais cedo for feita a castração do animal, menos a incidência do problema, sendo que os que são castrados até 1 ano de idade tem apenas 0,05% de chance de desenvolver neoplasia mamária.

Vereador Gleisson

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade