Na manhã desta desta segunda-feira (7), foi aprovado o Projeto de Lei nº751/21 que dispõe sobre a criação, no âmbito da CMB, da Frente Parlamentar de combate à fome. O projeto é de autoria das vereadoras, Lívia Duarte (Psol) e Enfermeira Nazaré (Psol) e do vereador Fernando Carneiro (Psol).

O objetivo do projeto é combater a fome, debater e elaborar um plano de ação no sentido de garantir alimentação adequada aos Belenenses e estudar propostas inovadoras que tenham como premissas o combate e o desperdício de alimentos. Segundo a vereadora Enfermeira Nazaré “O projeto visa procurar estratégias de combate à fome em função da pandemia ter provocado perda de empregos. O PL visa formar essa Frente entre vereadores, sociedade civil, empresários e pessoas que queiram contribuir com a causa, juntos inclusive, com a prefeitura e o governo do estado”.

Problema global

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de um décimo da população global – até 811 milhões de pessoas – enfrentaram a fome no ano de 2020. O número sugere que será necessário um tremendo esforço para o mundo honrar sua promessa de acabar com a fome até 2030.

Mais da metade de todas as pessoas enfrentando a fome (418 milhões) vive na Ásia; mais de um terço (282 milhões) na África; e uma proporção menor (60 milhões) na América Latina e no Caribe. Mas o aumento mais acentuado da fome foi na África, onde a prevalência estimada – em 21% da população – é mais do que o dobro de qualquer outra região.

Também em outras medições, o ano de 2020 foi sombrio. No geral, mais de 2,3 bilhões de pessoas (ou 30% da população global) não tinham acesso a alimentação adequada durante todo o ano: esse indicador – conhecido como prevalência de insegurança alimentar moderada ou grave – saltou em um ano tanto quanto nos cinco anos anteriores combinados. A desigualdade de gênero se aprofundou: para cada 10 homens com insegurança alimentar, havia 11 mulheres com insegurança alimentar em 2020 (comparados a 10,6 em 2019).

Lívia Duarte, Fernando Carneiro e Enfª Nazaré