PL considera atividades religiosas como essenciais

Na manhã desta terça-feira (1), com 21 votos a favor e 4 votos contra, foi aprovado o Projeto de Lei que considera as igrejas e os templos de qualquer culto como atividade essencial em períodos de calamidade pública, no Município de Belém.

O Projeto de Lei teve autoria de três vereadores: Juá Belém (Republicanos), Moa Moraes (PSDB) e Augusto Santos (Republicanos), além dá co-autoria dos seguintes vereadores: Túlio Neves (PROS), Josias Higino (PATRIOTA), Neném Albuquerque (MDB) e Roni Gás (PROS).

Um dos autores do Projeto, vereador Juá Belém, falou sobre a decisão “Nós defendemos o projeto e mostramos para toda Casa Legislativa o quanto as atividades religiosas são importantes. Em meio a relatos de depressão, pelo período em que estamos vivendo, as instituições religiosas ajudam incansavelmente a população“.

Durante a sessão, o vereador Fernando Carneiro (PSOL), se opôs a decisão e disse que é contra o Projeto “Eu mantenho uma lógica. Por uma questão sanitária, de defesa à ciência, a gente é contra qualquer tipo de aglomeração forçada. Sejam nas igrejas, escolas ou academias. Não é um posicionamento específico em relação as igrejas, até porque a fé é essencial e pode ser manifestada em qualquer local, não necessariamente em um lugar de aglomeração. Nós estamos às vésperas de uma possível terceira onda. A questão é fazer com que o culto seja feito virtualmente”, pontuou o parlamentar.

O Projeto de Lei segue para sanção do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.