Na manhã desta terça-feira (10), os vereadores aprovaram por unanimidade, o Projeto de Lei que institui no calendário municipal de Belém o dia 22 de maio como o Dia Municipal de Prevenção a Pré-Eclâmpsia, em consonância com o dia Mundial de prevenção a pré-eclâmpsia também comemorado nesta data.
A autora do Projeto, vereadora Blenda Quaresma (MDB), falou sobre a aprovação “Agradeço todas as vereadoras por levantarem a bandeira e votarem neste projeto que é altamente importante pra saúde da mulher. Precisamos conscientizar a população e trazer oportunidades para que todas as mulheres tenham assistência básica na área da saúde. O pré-natal é de extrema importância pra saúde da mulher negra, que é maioria sem condição no nosso Estado. Precisamos dar notoriedade a esta causa que mata muitas mulheres”, pontuou a parlamentar.
A pré-eclâmpsia é um distúrbio que afeta cerca de 5% das mulheres grávidas. O diagnóstico de pré-eclâmpsia é normalmente feito no pré-natal quando há hipertensão (aumento de pressão arterial) e proteinúria (presença de proteína na urina) após 20 semanas de gestação.
O mais comum é que apareça depois da 37ª semana, mas, na realidade, pode acontecer em qualquer época da segunda metade da gravidez, incluindo durante o parto ou depois (geralmente nas primeiras 48 horas). A pré-eclâmpsia pode evoluir para a eclâmpsia, uma forma grave da doença, que põe em risco a vida da mãe e do feto.
Importância do pré-natal:
A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Essa possibilidade de intercâmbio de experiências e conhecimentos é considerada a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação.
O Projeto segue para sanção do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.