Nesta quinta-feira, 04, foi realizada uma audiência pública no plenário da CMB, a iniciativa partiu do presidente Zeca Pirão. O objetivo era discutir demandas, pensando em alternativas que visem melhores condições de trabalho para os mototaxistas do município de Belém.
“Os mototaxistas são essenciais para mobilidade urbana, eles merecem o nosso respeito. Temos que dar o mínimo de conforto e segurança para que possam trabalhar sem medo. Por isso, nossa intenção será resolver as questões relatadas hoje e buscar melhores condições para a categoria”, ressaltou o presidente da CMB Zeca Pirão.
Durante a audiência foram expostas as principais reivindicações e necessidades dos mototaxistas de Belém, dentre elas, o valor elevado dos impostos cobrados aos trabalhadores que atuam neste ramo, “Hoje todo o poder público poderá ter conhecimento sobre o que nós passamos. Aqui em Belém incluíram tanta coisa na taxa cobrada que o trabalhador paga mais de dois mil reais por ano para trabalhar como mototaxista”, disse Nick Piloto, presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Município de Belém, Sindmotobel.
Segundo a vereadora Lívia Duarte, na próxima segunda-feira (8), será protocolado um Projeto de Lei na Câmara, que terá como finalidade: “Buscar alternativas que beneficiem a categoria, como: o fim da obrigatoriedade da taxa do seguro, extensão do prazo para a legalização, autorização da regularização dos trabalhadores utilizando moto de terceiros”, pontuou a vereadora.
Para o presidente da Comissão Permanente de Transporte e Sistema Viário da CMB, vereador Túlio Neves, “A audiência foi muito importante. Foram abordados temas essenciais, como a questão da fiscalização e da regularização dos trabalhadores clandestinos, padronização do uniforme da classe, melhoria nas condições físicas dos pontos utilizados pelos mototaxistas. Na próxima Sessão Ordinária iremos protocolar um Projeto de Lei, baseado nos principais assuntos apresentados hoje na audiência pública”, concluiu.
Estiverem presentes os vereadores: Zeca Pirão (MDB), Túlio Neves (Pros), Livia Duarte (Psol), Emerson Sampaio (PP), Dona Neves (PSD), Pastora Salete, Josias Higino (Patriota) e Matheus Cavalcante (Cidadania). Representantes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e alguns integrantes da classe, também estiveram presentes.