Moradores de Outeiro participam de sessão itinerante

Na manhã desta terça-feira (28), os moradores da Ilha de Outeiro puderam participar da Sessão Itinerante, realizada pela CMB na Escola Bosque.

Os principais assuntos abordados foram: transporte público, saúde, saneamento e educação. Os moradores que estavam presentes puderem se pronunciar e explicar ao Legislativo as suas principais demandas. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Zeca Pirão (MDB), foi criada uma agenda mínima, com demandas que serão repassadas ao Executivo.

Segundo a moradora da Ilha há mais de 36 anos e conselheira tutelar, Gisele da Silva, a sessão aproximou os moradores e facilitou o acesso deles aos Poderes “A gente tem dificuldade de chegar até lá (Câmara Municipal), essa vinda deles até o povo é uma oportunidade para externamos as nossas dificuldades como: transporte, saneamento básico, saúde e, principalmente, a falta de creches para as crianças”.

A representante da Comunidade Fé em Deus, bairro São João do Outeiro, Simone Amorim, falou sobre a necessidade da fiscalização por parte dos parlamentares e a falta de creches na Ilha “Nossa situação é crítica. Agradeço ao presidente da CMB por ter essa iniciativa, muita vezes é impossível mobilizar toda a comunidade e se deslocar até a Câmara Municipal. Transporte e educação estão críticos aqui. Nós precisamos de uma fiscalização maior por parte dos parlamentares, em relação a verba da merenda escolar e do PSS da escola bosque”.

As lideranças que representam as comunidades e moradores da Ilha agradeceram a realização da sessão e se pronunciaram:

“Esse é um momento histórico para nós. Juntos nós podemos pensar em dias melhores e na renovação. Outeiro precisa de investimentos”, Orlando da Silva Santos Júnior, liderança da Ilha de Caratateua.

“Muito importante pra nós, moradores. Nós já estamos há anos nessa caminhada, nós precisamos que eles estejam aqui para verem de perto o que o conjunto precisa”, Graciene Costa, moradora do bairro da Brasília.

A sessão itinerante contou com a presença da Deputada Federal Elcione Barbalho e o Agente Distrital de Outeiro Maiken Souza, além da participação de 30 vereadores e vereadoras do município de Belém e moradores da Ilha.