Imagem da Padroeira visita o Legislativo municipal

A tradicional visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, Padroeira dos Paraenses, a Câmara Municipal de Belém aconteceu nesta quarta feira (7), às 9h. Houve missa, fogos, pronunciamentos, homenagens musicais, sorteio de imagens da Virgem e o acesso do público ao salão plenário.

O celebrante, padre Leonardo, fez uma reflexão sobre a Carta de São Paulo aos Gálatas, 4: 1-7, em que Jesus insiste em mostrar Deus como Pai e também sobre o tema do Cirio 2021 “O Evangelho da Família na Casa de Maria”.

Uma prece foi dedicada em memória às centenas de milhares de vítimas da Covid-19, aos que estão se restabelecendo, aos profissionais de saúde e em favor da solidariedade. As ofertas coletadas durante a missa foram destinadas as ações do Círio Solidário, que doa cestas básicas as famílias atingidas pelo desemprego.

O presidente da CMB, Zeca Pirão (MDB) se mostrou emocionado pela oportunidade de receber a imagem, venerada por todos os paraenses. Ele lembrou as dificuldades enfrentadas por todos em meio à pandemia. Pirão se disse dividido entre a alegria de presidir o Legislativo da capital e ao mesmo tempo triste pela perda de vários servidores para a Covid 19. Lembrou que assumiu a presidência da Casa na expectativa de realizar algo bom para a população de Belém. Mas agora, segundo ele, restava um sentimento de amargura e impotência diante do estrago causado pelo vírus nas vidas perdidas e na economia: “Fico muito triste porque sei que neste momento muita gente não teve condições de sequer tomar um café da manhã”.

Após a missa a imagem foi levada em peregrinação as dependências da Câmara e no retorno ao salão plenário foram prestadas homenagens de despedida à Virgem de Nazaré. O ato religioso contou com a presença dos vereadores Zeca Pirão (MDB), Fábio Souza (PSB), Zeca do Barreiro (Avante), Túlio Neves (PROS), Fernando Carneiro (PSOL), Dona Neves (PSD), Lívia Duarte (PSOL), Igor Andrade (SD) e Fabrício Gama (DEM), que se pronunciaram em homenagem à Padroeira, além de Amaury da APPD (PT) e Cláudio Puty, secretário municipal de Planejamento. As homenagens a Nossa Senhora de Nazaré foram organizadas pela Comissão Católica da CMB.