Na manhã desta sexta-feira (17), a Guarda Municipal de Belém (GMB) foi homenageada através da realização de uma Sessão Especial, pelo exercício das suas atividades que completam 30 anos, no dia 27 de setembro de 2021. Este foi um requerimento dos vereadores Bieco (PL), Fernando Carneiro (Psol) e Igor Andrade (Solidariedade).
Durante a Sessão foram apresentados os trabalhos realizados pelos guardas, em especial, durante a pandemia. Alguns profissionais fizeram o uso da palavra para que pudessem expor as suas experiências, alegrias e dificuldades que enfrentam no Município de Belém ao exercer a profissão, eles ainda agradeceram a homenagem.
“Tenho amizade, carinho, respeito pela Guarda Municipal. A Guarda é uma Instituição séria, feita por pais de família que cuidam da nossa cidade”, pontuou o vereador Bieco, um dos autores do requerimento.
Para o vereador Fernando Carneiro a Sessão reafirma o compromisso e trabalho entre o Legislativo e a Guarda Municipal “Quero reafirmar o compromisso que eu tenho não só com a Instituição, mas com amigos que fiz na Guarda. Vivemos um momento que precisamos que as forças de segurança estejam integradas a população. É importante que a gente vá construindo uma política cidadã na segurança”.
O vereador Igor Andrade parabenizou o exercício da profissão e ressaltou que a GMB é referência “Parabéns para todos que compõe a Guarda Municipal. A Guarda quando criada foi para cuidar dos prédios públicos, trânsito… hoje tem participação efetiva na segurança pública. É uma Guarda que serve como espelho e referência para outros municípios do Pará”.
A Guarda Municipal de Belém (GMB) foi criada pela Lei Municipal nº 7.346, datada de 14 de outubro de 1986, e regulamentada em 16 de agosto de 1991 pelo decreto de nº 23.115, que a definia como uma instituição destinada à proteção de bens, serviços e instalações do município de Belém, de acordo com o Art.37, inciso XXV da Lei Orgânica do Município, que diz: Art. 37.
A GMB teve como seu primeiro comandante o Cel. EB R/1 José Benedito de Oliveira Porto, no período de setembro de 1991 a janeiro de 1993. Nesse mesmo período foram criados o Grupo de Apoio Tático (GAT) e a Banda de Música.
Atualmente o Comandante da Guarda Municipal de Belém é Joel Monteiro Ribeiro, que também recebeu homenagem e reconhecimento pelos trabalhos prestados ao Município “Quero agradecer a consideração que a CMB está tendo com a GMB. Estamos aqui celebrando 30 anos, cumprindo com as nossas missões. Esse momento que recebemos essa lembrança por parte dos vereadores Bieco, Fernando e Igor, é de muita alegria sim. Vamos continuar buscando as melhorias para todos”, pontuou o comandante.