CMB propõe que o dia 21 de maio seja instituído como Dia Municipal de Proteção ao Aleitamento Materno

Pablo Farah

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomenda que os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.
Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida. O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia.

Na manhã desta quarta-feira (19), foi aprovado o Projeto de Lei que institui o dia 21 de maio, como Dia Municipal de Proteção ao Aleitamento Materno, em conformidade com o Dia Mundial, comemorado na mesma data.

O autor do Projeto, vereador Pablo Farah (PL), disse: “ Queremos agradecer a duas mulheres guerreiras. A Dra. Maria Eunice Begot, representante do IBFAN Belém, que há mais de 40 anos luta a favor das crianças que necessitam do aleitamento materno, agradeço também a nossa gerente do banco de aleitamento da Santa Casa, Dra. Cynara Melo Souza, que todos dias luta para que seja provido o aleitamento às crianças que necessitam. Este é mais um projeto importante que esta Casa oferece à sociedade Belenense”, ressaltou o parlamentar autor do Projeto.

O Projeto de Lei segue para sanção do Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.