Na manhã desta quinta-feira (28), foi realizada uma Sessão Especial com o tema ‘Pauta da Cultura Popular no Segmento Carnaval – Cadeia Produtiva do Carnaval o Ano Inteiro’. O requerimento foi de autoria do vereador Allan Pombo (PDT), segundo ele a ideia da sessão era falar sobre todo o sistema econômico e social que envolve o carnaval “O carnaval de Belém é referência no Brasil. Mas o carnaval não é só o desfile ou apresentação na Aldeia Cabana. As escolas de samba movimentam economicamente o bairro. Carnaval é cultura viva”.
O presidente da Fundação Cultural do Município de Belém – Fumbel, Michel Pinho, falou sobre a expectativa para o carnaval 2022 “O carnaval é uma das maiores festas populares do Brasil. Em relação ao carnaval do ano que vem, devemos pensar juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, para que haja condições sanitárias para realização”.
Segundo o diretor das Escolas de Samba Associadas, Fernando Gomes, “Todas as forças estão unidas para que façamos o que sempre sonhamos: um carnaval independente, com independência administrativa e financeira. O carnaval é construído ao longo de um ano inteiro”.
Participaram da Sessão representantes de quase todas as escolas de samba e blocos carnavalescos de Belém.