Câmara Municipal homenageia jovem prodígio

Zeca Pirão(presidente da CMB), Amaury da APPD, Antôny Davi, Enfermeira Nazaré

Na manhã desta segunda-feira, 06, a Câmara Municipal de Belém, por meio do presidente Zeca Pirão (MDB) e dos vereadores Amaury da APPD (PT) e Enfermeira Nazaré (PSOL), prestaram uma homenagem ao estudante, de 14 anos, do 9º ano da Escola Municipal Honorato Filgueiras, do bairro do Jurunas, Antony Davi Costa de Sena, com diploma e com a medalha “Clodomir Grande Colino”, que é entregue as pessoas que prestaram ou prestam relevantes serviços à educação no Estado do Pará.

“Nós entregamos o diploma e a medalha como forma de reconhecimento e incentivo ao estudante para que ele continue com seus estudos. Com certeza nos dará mais alegria com o seu sucesso e será inspiração para muitas crianças e jovens”, pontuou o presidente da Casa, vereador Zeca Pirão.

Antony participa do Programa de Caça Asteroides da Agência Aeroespacial Norte Americana (NASA) em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI). Ele ganhou a competição NASA Space Apps Challenge, com o time “AmaRzonia”, realizada no mês de outubro de 2021. Um concurso considerado o maior hackathon mundial, no qual consiste em uma maratona de dois dias cujo objetivo é identificar regiões onde a população esteja com problemas socioambientais e/ou com problema de falta de acesso aos recursos naturais, com informações obtidas por meio de ferramentas da NASA.

O estudante participou também da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica e da Mostra Brasileira de Foguete, ganhando medalhas ouro, prata e no ano de 2021 ficou em primeiro lugar Olimpíada Paraense de Química.

“Para mim é uma honra está recebendo esta medalha, que é o reconhecimento por todo o meu trabalho e por toda a minha dedicação na pesquisa científica e sua divulgação em Belém, incentivando jovens a seguirem carreira na ciência”, disse o jovem Antôny.