A sessão especial ocorreu na manhã desta quinta-feira (23), e foi solicitada pelo Vereador Emerson Sampaio (PP). Representantes do governo do estado, prefeitura de Belém, técnicos e lideranças comunitárias participam do encontro, que teve como objetivo debater os problemas de saneamento da bacia hidrográfica do Mata Fome, no plenário da Câmara Municipal de Belém.
O canal do Mata Fome é umas das maiores bacias hidrográficas da capital paraense. Diversas famílias vivem no entorno dos canais, que cortam pelo menos 5 bairros de Belém.
O objetivo do encontro é buscar soluções para os problemas apresentados durante a sessão especial. “Já se passaram décadas e até hoje não temos de fato um projeto que tenha sido apresentado para a sociedade com extensão e custo. Então a ideia do debate é justamente essa, chamar atenção das autoridades para que possamos unir forças do Governo do Estado, da prefeitura de Belém, técnicos, além de lideranças para que possamos sair daqui com a esperança que possa nos ser apresentado um projeto com informações sobre a extensão do Mata Fome e qual o custo do projeto, para que possamos trabalhar o planejamento na busca por recursos, para que essa obra possa sair do papel”. Disse o vereador Emerson Sampaio.
A falta de saneamento básico e principalmente de uma obra definitiva de macrodrenagem na área faz com que muitos moradores sofram com alagamentos, além de outros problemas. Portanto, a sessão especial teve grande participação de pessoas que moram nos arredores e que sofrem diariamente com os problemas do canal do Mata Fome.