Na manhã desta segunda-feira (14) a Bancada Mulheres Amazônidas participou da cerimônia de posse na Câmara Municipal de Belém, que foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Zeca Pirão (MDB) e contou com a presença da deputada estadual Marinor Brito (Psol) e da deputada federal Vivi Reis (Psol), nas galerias e no plenário estiveram presentes representantes de movimentos sociais.

A confirmação da posse veio após a decisão do TRE-PA de cassar o mandato do partido Avante por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de Belém em 2020. Na sentença, foi constatado que o partido não respeitou a cota de 30% de candidaturas femininas, prevista em lei, em sua chapa eleitoral. Essa decisão fez com que a 1ª suplência, ocupada pela Bancada Mulheres Amazônidas, tivesse direito de assumir a cadeira do vereador cassado.

A Bancada Mulheres Amazônidas é composta por Gizelle Freitas, Fafá Guilherme, Kamilla Sastre e Jane Patrícia. Nessa proposta de mandato coletivo, todas as integrantes serão covereadoras, sendo a Gizelle Freitas a representante legal presente nas sessões.

“Essa vitória é de todas as mulheres que lutam contra a opressão e a violência, sobretudo as mulheres negras, que são mais afetadas pelo desemprego, fome e falta de habitação! Essa vitória não é apenas de nós 4, a vitória é do povo”, pontuou a representante legal do coletivo, Gizelle Freitas.

Segundo o presidente da CMB, vereador Zeca Pirão, a decisão da justiça é soberana “Hoje nós participamos de um momento especial na CMB. Eu não tenho dúvida alguma que elas chegam para acrescentar em todos os âmbitos da nossa Casa Legislativa. Eu desejo boas-vindas a todas”.

Este é o primeiro mandato coletivo da história da Câmara Municipal de Belém e do Norte do país. A bancada teve 3.661 votos nas eleições municipais de 2020 e foi a chapa coletiva mais votada no estado do Pará.