Está marcada para esta segunda-feira, 14 de março, na Câmara Municipal de Belém, a cerimônia de posse da Bancada Mulheres Amazônidas, o ato acontecerá no gabinete da presidência às 11h.

A confirmação da posse vem exatamente um mês após a decisão do TRE-PA de cassar o mandato do partido Avante por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de Belém em 2020.

Na sentença, foi constatado que o partido não respeitou a cota de 30% de candidaturas femininas, prevista em lei, em sua chapa eleitoral. Essa decisão fez com que a 1ª suplência, ocupada pela Bancada Mulheres Amazônidas, tivesse direito de assumir a cadeira do vereador cassado.

A bancada teve 3.661 votos nas eleições municipais de 2020, sendo a 5ª candidatura mais votada do PSOL, em Belém, e a chapa coletiva mais votada no estado do Pará. Agora, ao tomar posse, será o primeiro mandato coletivo da história da Câmara Municipal de Belém e do Norte do país.

A Bancada Mulheres Amazônidas é composta por Gizelle Freitas, Fafá Guilherme, Kamilla Sastre e Jane Patrícia. Nessa proposta de mandato coletivo, todas as integrantes serão covereadoras, sendo a Gizelle Freitas a representante legal presente nas sessões.

A posse terá um forte simbolismo, afirma Gizelle Freitas “Estamos radiantes! Além de uma bancada de mulheres assumir mandato lutando contra a fraude na cota de gênero, nossa posse será no dia em que completam 4 anos do Assassinato de Marielle Franco, mulher negra, vereadora, que inspira a luta das mulheres de norte a sul do país. Somos sementes de Marielle”, conclui. A fala remete a vereadora do Município do Rio de Janeiro Marielle Franco assassinada em março de 2018.

A Câmara Municipal terá a partir da posse da Bancada Mulheres Amazônidas o 4º mandato do PSOL, que também tem o correligionário Edmilson Rodrigues como prefeito.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade