Partido: Partido Socialismo e Liberdade – PSOL
Votos Eleições 2024: 6.956
Mandato: Segundo
Nome completo: VIVIANE DA COSTA REIS
Nome parlamentar: VIVI REIS
Nascimento: 05/08/1991
Naturalidade: Belém / PA
Escolaridade: Superior Completo
Ocupação: Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional
Chefe de gabinete: Silvia Guerreiro Giese
Email: vivireispsol@gmail.com
Redes sociais: Instagram | X(Twitter) | Facebook
Biografia
Vivi nasceu em Belém e foi criada na baixada da Pedreira, onde ainda reside. Mulher negra, bissexual, fisioterapeuta, mestranda em Saúde Coletiva, educadora popular, feminista e militante política filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) desde 2011.
Sua trajetória política começou nos movimentos estudantis e comunitários, integrando a coordenação geral do Diretório Central dos Estudantes da UEPA e atuando como educadora na Rede Emancipa. Em 2018, Vivi se candidatou a deputada federal, conquistando 22.297 votos e tornando-se a primeira suplente de sua coligação. Nas eleições municipais de 2020, foi eleita vereadora em Belém com 9.654 votos, sendo a mulher mais votada de Belém e a quinta no geral. Em 2021, com a eleição de Edmilson Rodrigues para a prefeitura de Belém, Vivi assumiu sua vaga na Câmara dos Deputados, tornando-se a primeira deputada federal negra e LGBTQIA+ do Pará. Durante esse período, foi reconhecida por dois anos consecutivos como melhor deputada federal do Pará, pelo prêmio Congresso em Foco. Enquanto deputada, foi a parlamentar que mais destinou emendas para as universidades públicas do estado e para a cidade de Belém.
Em 2024, Vivi foi eleita novamente ao cargo de vereadora em Belém pelo PSOL, com 6.956 votos. Na Câmara, está à frente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e também integra as comissões de Habitação e Regularização Fundiária Urbana (titular); Assuntos Internacionais (titular) e Ética Parlamentar (1º suplente). Em sua atuação, Vivi defende políticas públicas voltadas para a promoção da equidade e inclusão, com foco nas mulheres, na negritude, nas LGBTQIA+, no povo da periferia, na justiça socioambiental e no combate à extrema direita.