A Vereadora Vivi Reis (PSOL), se manifestou contra o aumento da tarifa de ônibus em Belém de R$ 4 para R$5,85 conforme pedido enviado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), à Prefeitura Municipal de Belém (PMB), nesta semana. “O prefeito Igor Normando (MDB) se comprometeu, em sua campanha a não aumentar a tarifa de ônibus e garantir veículos de qualidade para a população”, lembrou a vereadora, antecipando que sua bancada ingressará com ação no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e no Ministério Público contra o “aumento absurdo e abusivo”.

Vivi Reis destacou que já em pleno ano de realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP 30), em Belém, de 10 a 21 de novembro, os empresários de ônibus querem aumento nas passagens “para manter seus lucros”, como afirmou, mas não garantiram sequer a liberação dos 300 ônibus elétricos e com ar-condicionado que seriam parte de acordo firmado com a PMB e o governo do estado.

Zeca do Barreiro

Na opinião de Zeca do Barreiro (União), a problemática em torno do transporte público em Belém é uma “herança maldita”, mas poderia começar a ser resolvida com a mudança do Conselho Municipal de Transportes. Segundo ele, os representantes do conselho são os mesmos há décadas e muitos não tem qualquer representatividade.

Texto: Socorro Gomes
Coprodução: Matheus Pontes
Fotos: Jackson Muriel e Renan Alvares – SERFO/Arquivo DICOS

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade