O realinhamento do salário-base do servidor público municipal ao salário mínimo foi o tema abordado pelos vereadores Fernando Carneiro (PSOL) e Emerson Sampaio (PP). Como explicou Sampaio, o salário-base em Belém só não fica abaixo do valor do mínimo – o que seria proibido por lei – graças à adição de artifícios como gratificações.
Sampaio lamentou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviada à Casa pelo Executivo, neste ano, não tenha, segundo ele, reservado nem um centavo para reajuste ou realinhamento salarial dos servidores municipais.
Carneiro pediu licença à Mesa para se ausentar e participar de um ato dos servidores públicos, na Praça do CAN, em favor do realinhamento salarial com a política nacional do salário mínimo. Adiantou, contudo, ter apresentado proposta para que o realinhamento seja incluído no orçamento no próximo ano, porque neste, segundo ele, não há mais tempo para inclusão dessa mudança no Plano Plurianual.