Vereadores debatem prazos e subvenção ao Carnaval

0

O vereador Tulio Neves (PROS) disse que a subvenção da Prefeitura de Belém às escolas e blocos de Carnaval, com valores liberados na semana passada, chegou com um pouco de atraso diante das providencias a serem tomadas por cada agremiação para se preparar, cumprir prazos e participar da agenda oficial do Carnaval de Belém, cujos desfiles acontecerão no próximo final de semana.  Também segundo ele, o valor oferecido pela PMB, de 13 mil reais, é muito pouco diante das necessidades das escolas e blocos.

Conforme Neves, o Carnaval de Belém, que já ostentou o título de 3º do Brasil na década de 80, hoje perde para cidades de menor porte, como Macapá (AP). “Sabemos que o prefeito Edmilson Rodrigues é uma pessoa que gosta da cultura, inclusive com projetos grandes para essa área, mas hoje estamos vivendo o problema dos prazos no Carnaval”, observou. Detalhando essa questão o vereador disse que sem a garantia do financiamento público os responsáveis pelo figurino das agremiações, por exemplo, não conseguem crédito, em tempo hábil, em lojas e fornecedores de tecidos para as fantasias.

Aparteando, o líder do governo, Igor Andrade (Solidariedade) lembrou que no ano passado o Carnaval foi cancelado em fevereiro mas as agremiações carnavalescas foram subvencionadas assim mesmo – um reconhecimento da Prefeitura de Belém ao trabalho social desenvolvido por blocos e escolas, que vai muito além dos desfiles de rua e desenvolve ações e atividades de inclusão, capacitação técnica, educação musical e esportes, entre outras.

Fabricio Gama (DEM) rebateu as críticas de Neves dizendo que nunca soube de nenhum prefeito que houvesse liberado subvenções a um mês da quadra carnavalesca. Pelo contrário, segundo ele, é quase praxe que esse financiamento seja dado apenas na semana do Carnaval. “Não é o prefeito Edmilson nem o prefeito A,B ou C o responsável. Sempre foi assim”, assegurou.

Texto: Socorro Gomes

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade