Vereadores debatem disseminação de fake news na tragédia do Rio Grande do Sul

0

O cuidado necessário para evitar que fatos de grande repercussão e apelo emocional sejam instrumentalizados para promoção política e pessoal foi o tema que permeou os debates sobre o desastre climático no Rio Grande do Sul na Câmara Municipal de Belém, nesta quinta-feira (9). O vereador Matheus Cavalcante (Podemos) levou à tribuna a denúncia de que caminhões com ajuda humanitária para o RS teriam sido multados por terem um pouco mais de peso e por falta de nota fiscal. Segundo ele, isso seria uma demonstração de que a gestão federal é hostil ao movimento de ajuda aos gaúchos. “Gente, isso é mentira! Onde é que essas pessoas estão se informando? O parlamentar que vem repetir isso no parlamento está cometendo um crime, porque fake news é crime. Isso chega até a ser infantil, vereador Matheus. Não tem nenhum caminhão com doações sendo impedido de entrar no Rio Grande do Sul ”, rebateu Gizelle Freitas (PSOL) que, junto com Enfermeira Nazaré (PSOL), cobrou mais rigor das autoridades no combate às notícias falsas, através da identificação e criminalização das milícias digitais.

Gizelle Freitas lembrou que o governo do Rio Grande do Sul, a Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), todas as mídias oficiais e o noticiário das grandes redes de televisão já desmentiram a notícia citada por Cavalcante. Conforme esclarecimento prestado por Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, desde o dia 4 de maio, apenas seis dos 7.928 veículos de carga que passaram pela balança do posto de fiscalização Araranguá, em Santa Catarina, foram autuados por excesso de peso. Diante da constatação de que transportavam doações, conforme Vitale, foram liberados para seguir viagem e as autuações não serão convertidas em multas.

Enfermeira Nazaré destacou a necessidade de evitar usar a tragédia do Rio Grande do Sul para promoção pessoal. “Nós já contabilizamos 107 mortes e 165 mil desalojados. Pessoas que perderam tudo. São números que representam fatos muito tristes. Não se deve usar essa tragédia para aparecer”, advertiu. A vereadora disse que, ao contrário da alegação do colega Matheus Cavalcante, o governo federal tem demonstrado muita sensibilidade e rapidez no encaminhamento de providencias que aliviem as dificuldades enfrentadas pela população gaúcha. Lembrou que entre as decisões do presidente Lula figuram a antecipação das emendas de todos os deputados federais do RS referentes ao clima, liberação de benefícios sociais como Bolsa-Família e Auxilio Gás, além de restituição do IR e crédito com juros reduzidos. Nazaré também destacou o recebimento de doações aos desabrigados pelos 12 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), na esfera municipal, e pelas agências dos Correios, na federal.

Texto: Socorro Gomes
Fotos: Renan Alvares/SERFO-DICOS

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade