O vereador Roni Gás abordou novamente o problema dos alagamentos causados pelas chuvas de inverno na cidade. Para ele, a natureza não pode ser contida mas as enchentes poderiam ser amenizadas com obras preventivas como a microdrenagem de canais como o do Ariri.
Em aparte, Zeca Pirão (MDB) disse que não somente a Cabanagem e o Una, na periferia, foram ao fundo mas também ruas próximas à Doca de Souza Franco, no centro, ficaram alagadas com as chuvas de domingo. Adiantou ter conseguido uma draga para desobstruir o canal Ariri-Bolonha nos próximos dias.
Emerson Sampaio (PP) se confessou desanimado porque, segundo ele, providências são tomadas pelo poder público somente após tragédias ou muitas reclamações. Os prejuízos causados pelas chuvas, na opinião dele, resultam de falta de planejamento. “Já fiz ofício à secretária de Saneamento pedindo um relatório das empresas que coletam lixo em Belém. A cidade está submersa no lixo, que entope os canais”. Reconheceu que no centro também ocorrem alagamentos mas observou que em pouco tempo as ruas, que são asfaltadas, voltam a ficar trafegáveis. “Lá no Tapanã, na Cabanagem, a chuva acaba e a lama fica, junto com o mato, o lixo, as valas entupidas. Não dá nem pra comparar”, protestou.