O vereador Tulio Neves (sem partido) repercutiu a inauguração do Terminal Hidroviário de Mosqueiro, entregue pelo governador Helder Barbalho (MDB) e pelo vice-prefeito Edilson Moura, em 1º de maio, Dia do Trabalhador, à população do distrito. “É uma obra que beneficia 27 mil pessoas, direta e indiretamente, resultado de uma parceria federal, estadual e municipal”, destacou. Uma das linhas de transporte aquaviário, que já começou a funcionar provisoriamente, liga Belém, Mosqueiro e Soure em um percurso de pouco mais de duas horas de viagem, o que, para Neves, estimulará o aumento do turismo.
Contudo, segundo o vereador, a retomada do transporte hidroviário para Mosqueiro, cujo acesso, antes da construção da ponte Sebastião Salgado, acontecia por linha fluvial, ganha um significado muito maior diante das condições geográficas de Belém, que ocupa o centro de um arquipélago mas privilegia o transporte rodoviário em vez do aquaviário e tem apenas uma via de acesso, a BR 316, palco de engarrafamentos quilométricos a cada feriado prolongado. Neves disse que as próximas linhas a utilizarem o terminal – já planejadas pela Prefeitura de Belém – serão urbanas e terão tarifas de valor menor que os 26 reais cobrados pela linha turística inaugurada na segunda-feira.
A inauguração do termina hidroviário também foi comemorada pelos vereadores Enfermeira Nazaré (PSOL), Fabio Souza (sem partido) e Pablo Farah (sem partido). A psolista solicitou esforços da Prefeitura, através da Semob, no sentido de regularizar linhas urbanas de transporte fluvial, com preços de passagens acessíveis, para atendimento da população trabalhadora de Mosqueiro que se desloca diariamente para Belém.
Texto: Socorro Gomes02