A vereadora Silvia Leticia (PSOL) relatou sua participação no ato realizado por servidores na Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), na quarta-feira (17). Na ocasião, o secretário de Saúde, Pedro Anaisse, recebeu uma série de denúncias apresentada por servidores do Pronto Socorro do Guamá. “Foram acolhidas pela Secretaria e esperamos que sejam resolvidas”, disse a vereadora. As denúncias vão de assédio moral a desvio de funções, passando por perseguição política e problemas que interferem diretamente no trabalho dos servidores. Os denunciantes pedem a saída de toda a equipe gestora do hospital.
Há muitas comprovações da ocorrência de assédio moral no PSM do Guamá, conforme a vereadora, e tão sérias que exigem providencias imediatas. “Nosso mandato vai acompanhar o cumprimento do compromisso assumido ontem pelo secretário de fazer uma inspeção, uma auditoria dentro do hospital do PSM e de levar ao gabinete do prefeito Edmilson Rodrigues a solicitação de suspensão ou afastamento da atual gestão”, garantiu.
Também inaceitável, na opinião da vereadora, é a ocorrência de interferência política dentro do hospital. De acordo com o relato de Silvia Leticia, a perseguição resulta, inclusive, em adoecimento de servidores – vários deles com laudos psiquiátricos e fazendo uso de medicamentos controlados, em decorrência de doenças adquiridas no local de trabalho. A vereadora adiantou que todas as denúncias serão encaminhadas por seu gabinete ao Ministério do Trabalho, Ministério Público e Ouvidoria do Ministério da Saúde, entre outros. No tema, Matheus Cavalcante (Podemos), disse que por denúncias de cortes no número de cirurgiões do Pronto Socorro da 14 de Março e precarização dos serviços de Saúde pedirá o comparecimento do secretário à CMB para explicações.
Silvia Letícia disse também que a semana está sendo de intensas mobilizações de servidores públicos em todo o Brasil, destacando a manifestação ocorrida em Brasília, na última quarta-feira, de trabalhadores dos institutos e universidades federais, em greve desde a primeira quinzena de abril por reajuste salarial e reorganização de carreiras. “A proposta do governo federal tem sido de reajuste zero, mas o ato realizado ontem teve um resultado importante, que é a abertura da possibilidade de uma audiência com o governo no dia 19, para tratar da carreira”, avaliou a vereadora.
Deve ser reconhecida a importância de uma audiência para debater a reestruturação de carreiras, entre servidores e representantes do governo federal, segundo Silvia Leticia, porque sinaliza para a valorização o trabalho do servidor. Na educação superior, por exemplo, como destacou, cujos docentes e técnicos administrativos estão em greve, residem os números mais impressionantes de levantamentos que apontam para inovações e conquistas cientificas e tecnológicas só alcançadas em universidades e institutos federais.
Texto: Socorro Gomes
Fotos: Renan Alvares/SERFO-DICOS