O vereador Igor Andrade (Solidariedade), líder do governo, elogiou o trabalho conjunto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), governador Hélder Barbalho (MDB) e do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) que, segundo ele, resultou em uma parceria há muito tempo sonhada pelos paraenses, benéfica para Belém e todo o Pará.
O líder salientou que os gestores estadual e municipal anteriores eram do mesmo partido “mas pareciam estar em caminhos opostos”. A ausência de parceria entre essas duas esferas de governo – como analisou Andrade – teve resultados muito negativos para Belém e acumulou problemas que se revelam atualmente. “Muitos problemas que se arrastaram por anos e anos vieram explodir agora, na mão do prefeito Edmilson”, afirmou.
Um exemplo de problema “empurrado com a barriga”, conforme o vereador, foi o tratamento dado às questões salariais do funcionalismo público municipal. “Desde 2015 o prefeito Zenaldo Coutinho não fazia reposição salarial. Funcionários exigem agora essa correção do Edmilson, mas com o Zenaldo estavam caladinhos”, observou.
Conforme Andrade, a atuação do governo federal anterior em favor de Belém “foi zero”, resultando no surgimento e na ampliação de problemas graves, como a deficiência do saneamento. “Mas agora já é visível que a cidade está mudando para melhor”, afirmou.
Texto: Socorro Gomes
Fotos: Jackson Muriel/Arquivo DICOS