O vereador Igor Andrade (SD) parabenizou o governador Helder Barbalho (MDB) o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), secretarias estaduais e a empresa Vale pela inauguração da Usina da Paz do Bengui, na semana passada. Andrade frisou que assim como as usinas entregues na Cabanagem e em Ananindeua, a mais nova é um local “de excelente padrão”, que aproxima os recursos governamentais das comunidades. Ele também anunciou que essa iniciativa se estenderá a vários outros bairros, ainda neste ano, e aos 40 maiores municípios no próximo mandato de Barbalho.
A estrutura e os equipamentos de esporte e lazer à disposição principalmente do público jovem nas usinas da paz foram os pontos mais destacados por Andrade em seu pronunciamento. Ele observou que os bairros periféricos de Belém, de alta densidade demográfica, concentram a maioria dos habitantes da capital mas são muito carentes da presença do estado em setores como a cultura, esportes, saúde e segurança. “Os adolescentes, principalmente, do Bengui, agora contarão com espaço para práticas esportivas, campo de futebol, quadra coberta, piscina semiolímpica. E o local também terá atendimento médico e odontológico, acompanhamento em nutrição e até um setor para conciliação de conflitos”, expôs.
Andrade anunciou que em junho será a vez de mais dois bairros populosos de Belém receberem usinas de paz: Terra Firme e Guamá. O primeiro, na passagem Belo Horizonte, próximo à avenida Perimetral, disponibilizará para a população a estrutura e equipamentos semelhantes as demais usinas da paz. “Hoje a Terra Firme é um local extremamente carente desse tipo de recursos, com zero de espaço público para a prática esportiva. Ficará aberta de domingo a domingo e fará uma diferença muito grande na vida social da população daquele bairro”, previu.