Vereador aponta exemplos de outras cidades para solução de problemas do lixo

0

O incêndio no antigo Lixão do Aurá, em Ananindeua, iniciado na tarde de terça-feira (10) e que cobriu vários bairros de Belém de neblina e fumaça, foi registrado na tribuna da Cãmara Municipal de Belém em pronunciamento do vereador Rildo Pessoa (MDB), nesta quarta-feira (12). Na opinião dele, se não forem adotadas providencias urgentes na administração dos resíduos sólidos, episódios como incêndios se tornarão cada vez mais frequentes.

Os problemas gerados pelos resíduos sólidos são recorrentes, como reconheceu Pessoa, mas, segundo ele, a solução reside em trabalhar com as causas e não em administrar as consequências. Entre as causas ele destacou o excesso de plásticos, um material altamente inflamável, no lixo recolhido na Região Metropolitana.

Usando como exemplo a cidade de Recife (PE), Pessoa disse que boa parte do material plástico descartado na região metropolitana da capital pernambucana não chega mais aos aterros sanitários porque empresas se responsabilizam pela coleta e transformação do plástico em tubos de encanamento. Em Olinda, outra cidade de Pernambuco, conforme o relato do vereador, parte do lixo é transformada em moveis. “Vamos copiar os bons exemplos e utilizar mais a reciclagem”, pregou.

Texto: Socorro Gomes
Fotos: Jackson Muriel / Renan Alvares – SERFO/Arquivo DICOS

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade