A vereadora Silvia Leticia (PSOL) saudou, da tribuna da Câmara Municipal de Belém, a passagem do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, nesta sexta-feira, 29. A data será acompanhada em países de todo o mundo com a realização de atividades de apoio aos palestinos, como debates e manifestações de rua, e iniciativas de críticas e repúdio aos atos de Israel contra os países vizinhos “para exigir a suspensão desse massacre, desse genocídio, dessa tentativa de limpeza étnica”, conforme a vereadora.
Os conflitos entre Israel e o grupo palestino Hamas, que se arrastam há décadas, se intensificaram a partir de outubro de 2023, após um ataque do Hamas a civis israelenses, em uma área próxima à Faixa de Gaza. Posteriormente, o governo israelense, chefiado por Benjamin Netanyahu, estendeu as hostilidades e ataques à Cisjordânia e a países vizinhos, como o Líbano e o Irã.
“É um absurdo que essa violência, que já dura 13 meses, permaneça. Já são mais de 44 mil civis mortos por conta da tentativa de genocídio”, lamentou Silvia Leticia, para quem os acontecimentos, principalmente na Faixa de Gaza, lembram o episódio histórico do Holocausto que, durante a Segunda Guerra Mundial, matou cerca de seis milhões de judeus na Europa. “Agora, pelas redes sociais, televisão e outras mídias, estamos acompanhando ao vivo atos semelhantes àquela tentativa de extermínio de todo um povo”, afirmou.
Ela destacou que, sob a justificativa da busca a terroristas do Hamas Israel instalou o terror, frequentemente materializado em bombardeios brutais a áreas de abrigo de refugiados, mesquitas (templos muçulmanos), igrejas cristãs (católicas e ortodoxas), hospitais, bairros residenciais, escolas e instalações e comboios de ajuda humanitária, da Cruz Vermelha, dos EUA e da ONU, aos milhões de desabrigados palestinos. “Uma violência permanente que nos exige uma postura, uma tomada de decisões, porque não é mais possível nós acompanharmos essa tentativa de genocídio, essa limpeza étnica provocada pelo sionismo, e ficarmos calados”, ponderou Silvia Leticia.
No Pará, como destacou Sílvia Leticia, a mobilização em favor dos palestinos inclui manifestações na Universidade Federal do Pará, das 9h às 18h, envolvendo toda a comunidade universitária (professores, alunos e funcionários administrativos) e tendo a população como convidada especial. Entre os objetivos dessas manifestações, segundo a parlamentar, está a exigência de que o governo federal suspenda os acordos comerciais que existam entre o Brasil e Israel. “Não é possível que nosso país siga financiando a compra de tanques e armas de guerra e mantendo a cumplicidade nesses ataques”, explicou.
Texto: Socorro Gomes – DICOS/CMB
Fotos: Arquivo SERFO/CMB