A vereadora Silvia Leticia (PSOL) prestou contas, na tribuna da Câmara Municipal de Belém, do trabalho que vem fazendo junto a cooperativas e associações de catadores de resíduos sólidos. Segundo a vereadora, apesar de citada no contrato firmado entre a PMB e a Ciclus Amazônia, empresa encarregada de gerir a coleta e destinação do lixo em Belém durante 30 anos, a categoria ainda não tem uma definição de seu papel na operacionalização do trabalho de coleta e nem dispõe de equipamentos e materiais necessários para o desenvolvimento desse trabalho.
“O trabalho deles está suspenso. Eles estão sem veículos para transportar os resíduos e se deslocar na cidade para fazer a coleta”, disse Silvia Leticia, completando com a informação de que os galpões utilizados pelos catadores para armazenar e separar o material coletado estão lotados de rejeitos que não estão sendo recolhidos pela Ciclus. Em reunião com a vereadora e representantes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), nesta quarta-feira (15), 11 cooperativas de catadores pediram que o tribunal atue como intermediador entre a categoria e a Secretaria de Saneamento (Sesan) e a Ciclus Amazônia.
Silvia Leticia informou que o TCM, junto com os catadores e o gabinete da vereadora, analisou o contrato celebrado entre a PMB e a Ciclus Amazônia, marcou conversa com a Sesan no próximo dia 21 e está agendando uma reunião com as partes envolvidas na questão para reivindicar que os catadores também assinem um contrato com a Ciclus através de suas cooperativas e associações e não individualmente.
“A atividade dessa categoria é fundamental na cidade da COP 30. Não é possível manter e desconsiderar a situação dos catadores. O tratamento dos resíduos sólidos, a própria educação ambiental ocorre graças ao trabalho dessas cooperativas e associações. Nenhuma política pública conseguiu desenvolver um trabalho de educação ambiental como eles. São subaproveitados e tratados de forma secundária ao extremo pela Prefeitura de Belém e pela empresa que assumiu”, concluiu. O tema será debatido em sessão especial da CMB no próximo dia 10 com representantes das associações e a população.
Texto: Socorro Gomes
Fotos: Renan Alvares/SERFO-DICOS