Foi aprovada na Câmara Municipal de Belém, o requerimento de autoria do presidente da Casa, vereador Zeca Pirão (MDB), para que seja realizada uma Sessão Especial com objetivo de comemorar o Bicentenário da Imprensa do Pará. A APJ é reconhecida de utilidade pública estadual pela Lei no 6131/1998.
A cerimônia acontece nesta quarta-feira feira (25), às 9h, na CMB. Todos os órgãos e convidados competentes foram acionados!
História
O bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. Para celebrar marco histórico de tal importância, a Academia Paraense de Jornalismo concebeu uma programação incluindo exposições, palestras, mesas redondas, homenagens, documentário, lançamentos literários e saraus culturais com música, artes plásticas, artesanato e moda, que serão promovidos ao longo do ano. Com o fito de resgatar o importante papel político e social desempenhado, também estão programadas sessões memoriais temáticas que revisitarão vultos da imprensa paraense que já completaram centenário de nascimento. Por outro lado, os membros da APJ são testemunhas vivas da História, e devem deixar registradas as suas experiências, vivências e estudos, como legado às gerações futuras.
O primeiro jornal do Pará e de toda a região norte do Brasil, O Paraense, fundado por Felipe Patroni e que circulou pela primeira vez no dia 22 de maio de 1822, defendeu uma Constituição do Pará, a Independência do Brasil, o fim da escravidão e, fundamentalmente, as liberdades democráticas. É digno de nota que a imprensa no Pará foi pioneira em todo o Brasil, antes mesmo de Minas Gerais e São Paulo, onde os impressos só apareceram em 1823 (Compilador Mineiro) e 1827(Farol Paulistano).
A diretoria reeleita é integrada por Franssinete Florenzano (presidente), Cadeira n.º 13; Célio Simões (vice), Cadeira n.º 20; Graça Lobato Garcia (secretária), Cadeira n.º 01; Denis Cavalcante (diretor de Divulgação), Cadeira n.º 28; Walbert Monteiro (diretor de Publicações), Cadeira 25; Roberta Vilanova (diretora Tesoureira), Cadeira 12; e Sebastião Godinho (diretor jurídico), Cadeira nº 22. São membros titulares do Conselho Fiscal: Ernane Malato (Cadeira 31), João Augusto de Oliveira (Cadeira 35) e Karlla Cattete (Cadeira 39); e Océlio Morais (Cadeira 29), Sheila Faro (Cadeira 04) e Marcos Reis (Cadeira 14), suplentes.