A Câmara Municipal de Belém (CMB) prestou homenagem ao aniversário de 204 anos de fundação da Associação Comercial do Pará (ACP), a segunda mais antiga do Brasil, em Sessão Especial nesta terça-feira (10), pela manhã, atendendo solicitação do vereador Augusto Santos do partido do Republicanos.
Com mais de dois séculos, a ACP participou de fatos importantes na história do país e do Estado. Contribuiu na elaboração da Constituição de 1988, juntamente com a bancada de parlamentares paraenses.
Em 1961, a instituição participou, em parceria com o Governo do Estado, da criação do banco que hoje é conhecido como Banco do Estado do Pará, o Banpará. Também a criação do Banco da Amazônia, o antigo Banco da Borracha, contou com a colaboração da ACP junto ao Governo Federal.
Segundo o propositor da homenagem, vereador Augusto Santos, a sessão especial é por ser a entidade protagonista e testemunha de significativos fatos históricos do Pará e do Brasil.
“É muito prazeroso para mim prestar essa homenagem à ACP nos seus 204 anos de atuação e participação no desenvolvimento econômico de nosso Estado, com essa diretoria de profissionais competentes que atuam para engrandecer o nosso Estado, à frente a sra. Elizabete Grunvald. É importante valorizarmos a ACP, a sua história e a contribuição para o desenvolvimento do nosso estado durante mais de dois séculos de atividades e na geração de emprego e renda”, falou o parlamentar.
O parlamentar é autor da Lei Municipal N° 9.691/2021que institui o Dia Municipal do Empreendedorismo Feminino, a ser comemorado anualmente no dia 19 de novembro, e criou a Medalha Mulher Empreendedora.
A presidente Elizabete Grunvald, à frente da instituição, agradeceu a homenagem, falou um pouco da história da associação e sobre o reordenamento do centro de Belém.
“É muito gratificante receber essa homenagem e estar aqui falando um pouco dessa trajetória. A ACP chega aos seus 204 anos com uma trajetória de lutas e desafios em favor da classe empresarial e segue promovendo ações que estimulam o empreendedorismo, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do setor produtivo, atuando fortemente na defesa dos interesses do Pará e do Brasil”.
Também falou da gratidão pelo reconhecimento da atuação da entidade e tratou de projetos que podem ser implementados em Belém com o apoio do Poder Legislativo. “Temos algumas pautas importantes, como a atualização do plano diretor urbano que é extremamente necessário para destravar alguns processos produtivos da cidade, temos a questão do reordenamento do centro comercial que se tornou mais importante ainda pela possibilidade de Belém sediar a COP30. Precisamos estruturar uma série de projetos na cidade para que a gente possa receber um evento dessa magnitude”, explicou.
Durante a cerimônia alusiva aos 204 anos da ACP houve homenagens com entrega de certificados de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a empresários, profissionais, instituições parceiras e outras organizações que colaboram com a atividade comercial.
Texto: Cecília Magalhães – Ascom/Augusto Santos
Crédito fotos: Ascom/Augusto Santos