O vereador Emerson Sampaio (Cidadania) disse que o orçamento municipal atualmente é insuficiente para resolver os problemas de Belém. Ele desejou sucesso ao prefeito eleito, Igor Normando (MDB) e disse que o novo gestor terá de “se reinventar, porque Belém não tem árvore nem fábrica de dinheiro. O administrador tem que buscar recursos e saber executar o recurso”, aconselhou.

“Precisamos melhorar a arrecadação e muitas vezes isso não passa necessariamente pelo aumento de impostos, e sim pela forma de arrecadar”, ponderou.  Citou como exemplo a Secretaria de Finanças (Sefin), responsável por tributos como o IPTU. “Muitas vezes você entra no site da Sefin querendo negociar seu débito de IPTU, mas não encontra o que precisa, alguns meses ou anos aparecem, outros não. Você fica com a incerteza do que realmente negociou”, afirmou, acrescentando que a solução a moda antiga, de ir à Secretaria de Finanças pessoalmente não se adequa a quem trabalha e não dispõe do tempo exigido pela burocracia da secretaria.

“A Semob hoje é uma fonte arrecadadora, mas eu nunca vi um trânsito tão caótico em Belém como agora. O tráfego de veículos precisa ser moralizado. Lamentavelmente, muitas pessoas só sentem a necessidade de respeito às leis quando começa a pesar no bolso. A partir do momento em que a Semob começar a funcionar de verdade, motoristas vão parar de andar na contramão e mototáxis não andarão mais por cima da calçada”, exemplificou.

Texto: Socorro Gomes – DICOS/CMB
Fotos: Arquivo SERFO/CMB

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade