PL cria o Dia Municipal da Toada

0

Na manhã desta quarta-feira (18) foi aprovado o Projeto de Lei nº 2087/2021, de autoria do vereador Renan Normando (Podemos), que institui o Dia Municipal da Toada, a ser celebrado no dia 23 de junho.

Segundo autor do projeto a data servirá para homenagear o movimento desenvolvido pelos Grupos de Toada, que se apresentam como uma forte manifestação cultural no município, durante o Dia Municipal da Toada, poderão ser desenvolvidas pelo município oficinas, palestras, lives e apresentações artísticas.

O PL segue para sanção do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

História

O primeiro Grupo de Toada oficial surgiu em 1996, em Ananindeua, e chamava-se Boi Garanhoso, fundado pela Dona Graça Vieira. Esse grupo tinha em sua essência coreográfica e indumentária, resquícios do Boi-Bumbá Amazônico. Mas foi apenas em 1997, que os Grupos Boi Danadinho e Porantin, surgiram com uma proposta nova, dentro conceito tribal e folclórico, conceito este que foi se aprimorando ao longo dos anos por diversos grupos, e tornou-se o eixo central dos Grupos de Toada, utilizado por 100% dos mais de 70 Grupos que já existiram nesses 24 anos de seguimento.

Os Grupos de Toada atuam o ano inteiro, tendo uma notoriedade maior para a Quadra junina e os Festivais de Toada que acontecem todos os anos, com destaque para o ano de 2003, onde ocorreram 06 Festivais de Toada. Foi apenas no ano de 2005, que a Fundação Cultural do Estado do Pará, usou o termo “Grupos de Toada”, para nós diferenciá-los dos Grupos Parafolclóricos e de Boi-Bumbá, para que assim, entrassem na programação oficial do Estado. Nomenclatura esta, que também foi utilizada pela Fundação Cultural do Município de Belém, e desta forma, passaram a ser conhecidos como Grupos de Toada do Estado do Pará.

Os Grupos, em sua maioria, formam novos bailarinos e tem uma forte atuação em seus bairros de origem, com atividades socioculturais em escolas e praças públicas, onde realizam oficinas, ensaios e apresentações culturais.

Colaboração: PANTOJA, Cleito. Integrante do movimento de Toada desde sua fundação; Fundador e Coordenador do Ponto de Cultura Ananin Dance.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade