Durante a 64ª Sessão Ordinária desta terça-feira (25) os parlamentares repudiaram a postura do ex-deputado Roberto Jefferson, no último domingo (23), que cumpria prisão domiciliar. Eles também reforçaram a importância do voto neste segundo turno da eleição.
O vereador Pablo Farah iniciou a sessão se solidarizando com os policiais federais e censurou a postura do ex-deputado Roberto Jefferson no momento de sua prisão. “O servidor público precisa de respeito e tem que ter autonomia para exercer a sua função”, disse o parlamentar. O vereador Emerson Sampaio (PP) também repudiou a ação do ex-deputado Roberto Jefferson e falou sobre a polarização das eleições presidenciais, solicitando uma votação coerente: “que nós possamos votar em quem avaliamos que seja o melhor para o nosso País”, enfatizou o parlamentar. A vereadora Bia Caminha (PT) falou sobre o segundo turno que acontecerá neste domingo (30). Segundo ela o País tem enfrentado momentos de violência durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro, “nessas eleições a democracia está em jogo”.
O vereador Juá Belém (REPUBLICANOS) falou sobre o aumento no índice de abuso e de exploração infantil no Estado e ressaltou a importância de uma rede de proteção, pedindo especial atenção dos “responsáveis legais das crianças e dos adolescentes para combater este crime”, pontuou o Juá Belém. O vereador Fernando Carneiro (PSOL) falou sobre a atual situação Nacional, afirmando que “o presidente Jair Bolsonaro não deu reajuste significativo no salário-mínimo durante a sua gestão e agora ele quer congelá-lo”. O parlamentar apelou para que as pessoas votem neste segundo turno.
O vereador Mauro Freitas (PSDB) falou sobre uma visita técnica ao estádio Edgar Proença, Mangueirão, prevista para acontecer nesta quinta-feira (27) para verificar o andamento da obra no local. A vereadora Enfermeira Nazaré (PSOL) parabenizou a PMB pelo projeto “Farmácia Nativa”. A parlamentar falou sobre a violência obstétrica que aconteceu nesta semana com uma paciente durante seu o parto, exigindo uma apuração detalhada sobre o caso. O vereador Josias Higino (PATRIOTA) falou sobre os crimes de vandalismo que acontecem no município, principalmente, durante o período de eleições.
Ao final da sessão foram aprovados requerimentos solicitando as seguintes Sessões Especiais:
– De autoria do vereador Mauro Freitas (PSDB) para comemorar o Dia de Nossa Senhora Imaculada.
– De autoria do vereador Fernando Carneiro (PSOL) com o seguinte tema: “saúde mental de criança e adolescente no ambiente escolar na cidade de Belém”.
– De autoria da vereadora Bia Caminha (PT) para discutir a implementação da Lei nº9.859, de 16 de agosto de 2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de cartazes em órgãos públicos e privados, informando que racismo, injúria racial e discriminação racial são condutas tipificadas como crime, podendo ser punidas, na forma da Lei, cuja elaboração da referida lei é da própria vereadora.
– De autoria do vereador Josias Higino (PATRIOTA) para homenagear a Convenção Geral de Igrejas e Ministros do Brasil e Exterior (CGIMBA).
O dia e horários das sessões ainda serão definidos e previamente divulgados.