Nazaré pede intensificação de buscas pelo indigenista e o jornalista desaparecidos

A vereadora Enfermeira Nazaré (PSOL) registrou na tribuna da Câmara Municipal de Belém as notícias sobre o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no vale do rio Javari, no Amazonas. Os dois tinham sido ameaçados por garimpeiros uma semana antes e sumiram, em deslocamento de barco entre duas localidades, no domingo, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nazaré apelou para que as autoridades intensifiquem as buscas por Phillips e Pereira, o primeiro, mundialmente conhecido e respeitado, correspondente do jornal inglês The Guardian e se preparando para lançar um livro sobre a Amazônia; o segundo, indigenista da Funai, licenciado, atuante há mais de 10 anos na área em que desapareceu. “Esperamos muito que eles estejam vivos. Nossa apreensão maior se deve ao fato de sabermos que eles estavam sendo ameaçados por denunciar o desmatamento, a grilagem de terras e a invasão de territórios indígenas”, afirmou.

Nazaré também defendeu a necessidade de uma campanha de educação ambiental em Belém e de uma política correta de descarte de resíduos sólidos. “Lixo pode ser reciclado, reaproveitado, reutilizado”, lembrou.