Nazaré lamenta queda de parte da samaumeira centenária do CAN

A queda de parte da samaumeira da praça do CAN, na madrugada desta terça-feira, repercutiu na Câmara Municipal em pronunciamento da vereadora Enfermeira Nazaré (PSOL). Segundo ela a árvore, de cerca de 150 anos, já vinha passando por avaliações de técnicos da Secretaria do Municipal de Meio Ambiente (Semma) e não apresentava sinais exteriores de doenças. Nazaré disse que a orientação da secretaria é a de fazer todos os esforços para recuperar a arvore centenária.

As samaumeiras, que podem atingir até 90 metros de altura, são protegidas por lei municipal que garante sua preservação em logradouros públicos. Ocorrem em parte das Américas e da África e tem vida estimada em mais de 100 anos. No Pará essa árvore é conhecida como Rainha da Amazônia.