Nazaré condena racismo a Vini Jr. e aplaude reações de Lula e Anielle

0

Os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, no domingo, 21, em Valencia, na Espanha, ganharam novos protestos na Câmara Municipal de Belém, nesta quarta-feira (24), em pronunciamento da vereadora Enfermeira Nazaré (PSOL). A parlamentar disse que esse episódio, o nono envolvendo Vini Jr. naquele país, está finalmente provocando uma reflexão sobre o racismo em todo o mundo.

“Como é que um país europeu, do assim chamado primeiro mundo, consegue discriminar, humilhar uma pessoa como nesse caso do jogador negro do Real Madrid?”, perguntou Nazaré.  Ela presumiu que em seus 22 anos de idade Vini Jr. deve ter experimentado humilhações pela cor da pele muitas vezes. “E ele ainda consegue forças para lutar contra algo que vai reverberar na vida de muitos. Mas a luta contra o racismo não é só dele e sim de todos que, independentemente da cor da pele e de outras diferenças, têm consciência de que somos iguais”, ponderou a vereadora.

Nazaré também reafirmou que a insistência em denunciar atos de racismo não é “mi mi mi” e sim uma reação corajosa e necessária que um dia dará frutos de civilização para toda a humanidade. A vereadora elogiou as reações de autoridades brasileiras ao episódio, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que pressionaram as autoridades espanholas e as entidades de futebol a tomarem atitudes de condenação ao racismo.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade