Texto: Socorro Gomes
Fotos: Jackson Muriel/Arquivo Dicos-CMB
A discussão do meio ambiente do ponto de vista das necessidades do ser humano dentro da cidade foi tema de pronunciamento da vereadora Enfermeira Nazaré (PSOL), a propósito dos debates plenários sobre obras necessárias à preparação de Belém para sediar a Conferência das Partes ou Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), em 2025.
Nazaré explicou que várias pequenas providências podem ser tomadas para melhorar a vida das pessoas desde agora sem demandar gastos públicos. Destacou sugerindo medidas que podem descomplicar a situação dos pedestres, por exemplo, e citou os semáforos que privilegiam motoristas em detrimento de pedestres.
Os sinais de trânsito dos cruzamentos mais movimentados de Belém – como observou a parlamentar – são programados apenas para abrir e fechar o tráfego de veículos, sem reservar tempo real para quem está atravessando a pé, o que provoca acidentes e desentendimentos entre motoristas e pedestres. Está situação, segundo a vereadora, poderia ser corrigida pela engenharia de trânsito com simples ajustes nos semáforos.