“Iniciamos 2024 com falta de professores em todas as escolas municipais”, disse a vereadora Silvia Letícia (PSOL). Para ela, o problema se originou de falta de organização da Secretaria de Educação (Semec), que dispensou mais de 500 trabalhadores temporários da área no fim do ano passado.
A parlamentar anunciou o envio de um requerimento ao prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) no sentido de prorrogar os prazos dos concursos públicos 01 e 02, realizados em 2020 e homologados em 2021, respectivamente, pela Semec, que termina no dia 13 de abril, e pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), que vence em 16 de maio.
Silvia Letícia classificou a situação atual das escolas do município como “um drama”, vivido especialmente por mães, pais e responsáveis por crianças matriculadas no sistema de ensino integral.
A parlamentar explicou que em 2020 a Semad realizou um concurso público, para preencher vagas de trabalhadores administrativos, assistentes sociais e psicólogos, entre outros. “Desse concurso, até este momento, fevereiro de 2024, nenhum concursado foi nomeado”, afirmou.
O outro concurso, conforme a vereadora, efetivado em 2021 pela Semec, nomeou cerca de 400 profissionais, entre professores, coordenadores e parte do cadastro de reserva. A Secretaria de Educação dispõe de uma lista de mais de 900 professores de todas as disciplinas da grade aguardando nomeação, segundo Letícia. Para ela, a prioridade do governo deve ser a de nomear profissionais aprovados nos concursos públicos, que existem para garantir a lisura no processo de acesso ao serviço público e evitar a prática do apadrinhamento político.
Texto: Socorro Gomes
Fotos: Arquivo DICOS/CMB