A vereadora Lívia Duarte (PSOL) registrou da tribuna a replicação, na Câmara Federal, de seu projeto de lei que determina a consideração da jornada de trabalho materno como tempo de trabalho para a aposentadoria. Duarte disse que sua iniciativa na Câmara de Belém foi adotada em projetos similares pelas deputadas federais Taliria Petrone e Samia Bonfim, ambas do PSOL.
“Hoje o projeto, igualzinho ao meu, apresentado por Taliria Petrone ganhou asas, porque foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal” comemorou a vereadora.
Duarte também festejou a união de vários partidos políticos em favor da revogação da lei de alienação parental. “A lei que permite a entrega de crianças a genitores acusados de estupro, por alienação parental”, explicou. A vereadora fez referência, como exemplo, a um vídeo com milhões de visualizações na internet, em que uma criança chora e esperneia, inutilmente, para não ser entregue ao pai acusado de abuso sexual contra ela. “Precisamos enxergar como o patriarcado é nocivo no poder Judiciário e queremos fazer esse debate aqui”, concluiu.