A Câmara Municipal de Belém realizou na manhã desta terça-feira (30), no plenário Lameira Bittencourt, o lançamento do Livro Direitos da Mulher, de autoria do Promotor de Justiça, Franklin Lobato Prado. O lançamento na sede do Legislativo Municipal teve o apoio da Procuradoria da Mulher e Comissão de Segurança Pública.
O livro é uma colaboração para as mulheres atentarem para as condutas violentas praticadas por ex-namorados, ex-maridos, ex-companheiros, pais, filhos, entre outros, mas que muitas das vezes são consideradas como “normais” ou “naturais”. “Os Direitos da Mulher: Gênero e Intencionalidades” é uma publicação da Editora Dialética, com 384 páginas, e com seus primeiros exemplares impressos na Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa.
O lançamento do livro na CMB foi uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher e da Comissão Permanente de Segurança Pública. Vários vereadores prestigiaram o evento, que também contou com a presença do autor do Livro, Franklin Lobato.
A vereadora Gizelle Freitas – Mandato Coletivo Bancada Mulheres Amazônidas (Psol), falou sobre a importância do livro e a instalação da Procuradoria da Mulher. Pablo Farah (Sem Partido), falou que o livro tem uma importância muito grande na defesa e no combate contra a violência no qual as mulheres sofrem e também serve para inspirar a se lutar por mais direitos a mulheres vítimas de violência. Dona Neves (PSD), falou sobre a importância das mulheres na sociedade e que seu mandato tem trabalho na inserção das mulheres vítimas de violência. Nazaré Lima (Psol), falou da sua luta pelos direitos das mulheres e parabenizou o Promotor pelo Livro. Silvia Letícia (Psol), também falou da luta das mulheres por direitos e principalmente nesse momento em que vários casos de violência são registrados contra as mulheres. A vereadora Blenda Quaresma (MDB), também esteve prese presente.
Em seu pronunciamento o autor do livro, Franklin Lobato, falou do seu trabalho e do livro que fala sobre o enfrentamento da violência doméstica, física, sexual e familiar contra as mulheres. Ele falou sobre os desafios do dia a dia que as mulheres enfrentam. Franklin também falou sobre a Violência Obstétrica e que vem aumentando ao longo dos anos.
Representantes de ONGs e Órgãos Estaduais estiveram presentes na Sessão de lançamento do livro. Ao final o Franklin Lobato autografou o seu livro as pessoas presentes no Plenário.
Sobre o autor
Franklin Lobato Prado é titular do 3º cargo da Promotoria de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher, graduado em Direito, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá; mestre em Ciência Jurídico-Política pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e doutor em Estado de Direito e Governança Global, pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
Também é autor dos livros “A Voz da Cidadania: ações em defesa dos direitos difusos e coletivos” (2013), “Como os direitos humanos podem combater a corrupção pública” (2014), “100 páginas de poesia” (2021) e redator da “Cartilha Covid Mulheres” (2020), “Cartilha de Proteção à mulher” (2020) e “Cartilha de Crimes contra mulher” (2021).