O vereador Mauro Freitas (PSDB), sugeriu nesta quarta-feira, (1º), que todos os parlamentares de Belém adiem as questões e disputas eleitorais para o próximo ano e se concentrem agora em trabalhar para ajudar o município, seja legislando seja atuando como representantes da população junto aos executivos municipal, estadual e federal. Solicitou que os vereadores, membros da Comissão de Saúde da CMB, acompanhem e comuniquem aos demais, as formas de aplicação da verba de 30 milhões de reais repassada pelo governador Helder Barbalho (MDB), para essa área administrativa do município.
O pronunciamento de pacificação interpartidária em favor do município aconteceu a propósito da visita do novo secretário de Saúde, Pedro Anaisse, à Câmara Municipal, no dia anterior. Segundo Freitas, tão necessário quanto criticar as deficiências de uma área fundamental para a sociedade como a de saúde, é o reconhecimento da boa vontade de um titular que está há apenas 40 dias no cargo e já se dispôs a prestar contas ao Legislativo. “Eu creio que neste momento, os 35 vereadores da capital precisam colaborar com a Sesma e ajudar todos os secretários”, comentou. “Vamos fazer um pacto com a população de Belém: neste ano ajudamos o crescimento da cidade; ano que vem a gente vira cabo eleitoral”, propôs concluindo.
Em pronunciamento no Horário das Lideranças, Matheus Cavalcante (Cidadania), retomou o tema da visita de Anaisse dizendo que embora ele esteja no cargo há pouco mais de um mês, ao assumir sabia que estaria “entrando no caos” e agora deve respostas a população. Defendeu a realização de uma CPI da Saúde porque, segundo ele, “muitos pontos precisam ser esclarecidos”. Afirmou, contudo, que o secretário “foi muito razoável” nas explicações dadas na Casa.