O vereador Fábio Souza (PSB) disse que a Feira do Açaí está se transformando em uma “nova Cracolândia”, na sessão desta segunda-feira (21), na Câmara Municipal de Belém. Ele pediu providências urgentes da Prefeitura de Belém, no sentido de maior fiscalização e ações de segurança no local.
Souza fundamentou sua denúncia em relatos recebidos de moradores das Ilhas do Combú e do Maracujá, que integram o entorno fluvial de Belém e fornecem parte do açaí comercializado na feira da capital. “O que temos ali agora (feira) são várias barracas ocupadas por pessoas em situação de vulnerabilidade, expostas a todo tipo de perigos, violências e doenças sexualmente transmissíveis”, afirmou, acrescentando que à noite esse quadro piora, com consumo aberto de drogas e prostituição, conforme teria verificado pessoalmente na noite anterior.
Ponto turístico integrante do conjunto Feliz Lusitânia e polo comercial de açaí, a Feira do Açaí se transformou em motivo de preocupação para comerciantes e de insegurança para turistas, segundo Souza, que relatou a ocorrência de vários assaltos no local. “Precisamos que a Polícia Militar e a Guarda Municipal acompanhem o que está acontecendo lá e que a Secretaria de Assistência Social estude a recondução desse processo”, sugeriu.
O pronunciamento de Souza recebeu, mais adiante, o apoio da vereadora Enfermeira Nazaré (PSOL), que disse conhecer o problema relatado e destacou que, ao lado da segurança, o local carece de ação social governamental e de revitalização urgente.